Crise de intolerância à lactose: o que fazer?

Para quem sofre deste problema, dúvidas podem surgir sobre o que fazer diante de uma crise de intolerância à lactose.

Afinal, esses episódios são extremamente desconfortáveis e prejudicam a qualidade de vida de quem é intolerante.

Por mais que a pessoa tome o cuidado de não ingerir leite e derivados, alguns produtos contam com pequenas partes de lactose em sua composição. O resultado disso são as crises para quem sofre da condição.

 

Por quanto tempo dura uma crise de intolerância à lactose?

Uma crise de intolerância à lactose não tem uma duração específica, ou seja, pode variar de acordo com a quantidade ingerida e com o organismo de cada pessoa.

Geralmente, os desconfortos duram entre 30 minutos e 2 horas, ou o tempo necessário para que o organismo elimine a lactose.

Em casos mais graves, o paciente pode precisar de ajuda médica para superar a crise.

 

O que fazer durante uma crise de intolerância à lactose?

Compilamos algumas boas dicas que podem ajudar a superar os momentos de crise. Confira!

Beba muita água

A hidratação é indispensável para manter a saúde do nosso organismo, e também ajuda bastante durante as crises de intolerância.

Consumir água auxilia na desintoxicação, porque acelera a eliminação do agente que está causando o desconforto e alivia, assim, os sintomas.

Além disso, a diarreia é um dos principais sintomas de uma crise e pode levar à desidratação.

Vale seguir aquela recomendação bastante conhecida: procure beber dois litros de água por dia.

Se você tem intolerância à lactose, tenha uma garrafa com o líquido fresquinho sempre perto de você.

Aproveite os benefícios dos chás

Ingerir chás também é uma excelente prática para incluir na rotina, principalmente se você tem intolerância à lactose. Eles ajudam a aliviar os sintomas, promovem conforto e diminuem o mal-estar típico das crises.

Confira algumas das nossas sugestões:

  • chá de hortelã: auxilia na digestão, faz com que a lactose seja eliminada um pouco mais rapidamente e ameniza as dores. É a bebida ideal para beber logo depois de ingerir algo com lactose ou assim que surgirem os primeiros sintomas.

  • chá de espinheira-santa: também indicado para quem sofre de gastrite, por proteger a mucosa gástrica e aliviar as dores. Ideal para amenizar a azia e o refluxo.

  • chá de camomila: além de relaxante, o cheiro delicioso dessa bebida traz uma sensação de bem-estar e de aconchego. Como agente de tratamento, diminui as dores, acalma o intestino e o estômago, auxilia na digestão e no tratamento da diarreia.

Consuma alimentos verdes

O sumo verde de alguns alimentos colabora com a saúde do aparelho digestivo e suaviza as crises de intolerância à lactose.

Por isso, a ingestão de produtos que contenham essa característica deve fazer parte dos seus hábitos alimentares. Uma boa sugestão é a couve, que pode ser consumida durante as refeições ou em um suco verde pelas manhãs.

Os alimentos prebióticos são outra boa indicação, como a biomassa de banana verde, que fortalece a flora intestinal. Ela pode ser ingerida de diversas formas: colocar um pouquinho no suco e usar como base para um delicioso brigadeiro de cacau são duas excelentes alternativas!

A suplementação de lactase na dieta: características e benefícios

A lactase auxilia na digestão da lactose e permite que, de vez em quando, você possa ingerir produtos que tenham leite e derivados na fórmula sem que isso traga o desconforto causado pela intolerância.

Essa suplementação consiste em fornecer ao organismo a lactase manipulada, geralmente em comprimidos.

Como Perlatte pode ajudar?

Perlatte é um composto que concentra 9.000 FCC da enzima lactase por comprimido. Se ingerido corretamente, ajuda na digestão da lactose presente nos alimentos, proporcionando mais liberdade e qualidade de vida. É a única lactase com eficácia comprovada por estudo clínico próprio, realizado no Brasil, de ação rápida e comercializada em blister descartável para você levar para onde quiser. Basta ingerir um comprimido entre 15 e 30 minutos antes da refeição e você poderá aproveitar aquela pizza de muçarela ou um delicioso milk shake! Agora que você já sabe o que fazer para evitar uma crise de intolerância à lactose, venha conhecer Perlatte!

Referências:

[1] BAUERMANN, Andreia; SANTOS, Zilda de Albuquerque. Conhecimento sobre intolerância à lactose entre nutricionistas. Scientia Medica volume 23, número 1, pág. 22-27. Porto Alegre, 2013. Disponível em: <file:///C:/Users/Lenovo/Downloads/11643-Article%20Text-51559-1-10-20130417.pdf>

[2] MACZUCHA, Josieli Marcondes; CESTONARO, Talita; MEDEIROS, Caroline Opolski; CAVAGNARI, Mariana Abe Vicente. Uso da enzima lactase sintética e consumo de leite e derivados entre intolerantes à lactose. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, edição 30 (1); pág. 55-59. Guarapuava, 2015. Disponível em: <http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2016/11/10-Uso-da-enzima-lactase.pdf>

[3]  MATTAR, Rejane; MAZO, Daniel Ferraz de Campos. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Revista da Associação Médica Brasileira, edição 56 (2). São Paulo, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ramb/a/LzYNt4zJkPy4rMznyctzRwM/?lang=pt>

[4] Francesconi CF, Machado MB, Steinwurz F, Nones RB, Quilici FA, Catapani WR, Miszputen SJ, Bafutto M. ORAL ADMINISTRATION OF EXOGENOUS LACTASE IN TABLETS FOR  PATIENTS DIAGNOSED WITH LACTOSE INTOLERANCE DUE TO PRIMARY HYPOLACTASIA. Arq Gastroenterol. 2016 Oct-Dec; 53(4):228-234. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27706451